SISMO

O sismo é um fenômeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre. Apesar de não se poder impedir ou prever os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos adequados. Manter a calma e saber agir pode marcar a diferença.

*  Baixar-se, Proteger-se e Aguardar  *

Durante um sismo, os 3 gestos fundamentais que podem salvar vidas são:

- BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo.

- PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível, sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela.

 

Por fim, AGUARDAR até que a terra pare de tremer.

O que fazer:   ANTES - DURANTE e  APÓS um sismo.

Acede aqui a mais informação

logo-ipma-17-180x48.png
Atividade sísmica 
Acompanhe a sua leitura:  
 "Epic Soul Factory "

Realização de exercícios de SISMO na escola

     As escolas do nosso Agrupamento participam no exercício A TERRA TREME todos os anos, promovido pela Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), naquele que é o exercício mais participativo a nível nacional sobre uma situação de emergência.

Logo_terra treme_2019_.jpg
Exercício 15_nov_2019
Exercício 5_nov_2018
Exercício de SISMO - out.2017

O Sismo de Lisboa de 1755

O Sismo de 1755, também conhecido por Terramoto de 1755, ocorreu no dia 1 de novembro de 1755, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. O sismo foi seguido de um maremoto - que se crê tenha atingido a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos.  Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.

fonte:  wikipedia.org

O tsunami​

Lisboa não foi a única cidade portuguesa afectada pela catástrofe. Todo o sul de Portugal, sobretudo o Algarve, foi atingido e a destruição foi generalizada. Além da destruição causada pelo sismo, o tsunami que se seguiu destruiu no Algarve fortalezas costeiras e habitações, registando-se ondas com até 30 metros de altura. As ondas de choque do sismo foram sentidas por toda a Europa e norte da África.  Os maremotos originados pela movimentação tectónica varreram locais desde do norte de África (como Safim e Agadir até ao norte da Europa, nomeadamente até à Finlândia e através do Atlântico, afectando os Açores e a Madeira. 

De uma população de 300 mil habitantes em Lisboa, crê-se que 90 mil morreram.  900 das quais vitimadas directamente pelo tsunami. 

Cerca de 85% das construções de Lisboa foram destruídas, incluindo palácios famosos e bibliotecasconventos e igrejashospitais e todas as estruturas. Várias construções que sofreram poucos danos pelo terramoto foram destruídas pelo fogo que se seguiu ao abalo sísmico, causado por lareiras de cozinhavelas e mais tarde por saqueadores em pilhagens dos destroços.

fonte:  wikipedia.org

Fonte : www.alamy.pt

Consulta estes vídeos sobre:

1. Tsunami  - Animação - Pacific TWC

2. A TERRA TREME - Informações disponibilizadas pelo AEFP

3. Como se formam os sismos ou terremotos. - DW.com

4. Sismo de Lisboa - 1755 - Canal História

5. Prevenção de sismos. - Proteção Civil - Lisboa

AEFPessoa - Santa Maria da Feira  -  Portugal

© 2017 - 19  Todos os direitos reservados                           

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now