Simulacro
Os SIMULACROS são exercícios com o objetivo de testar o Plano de Emergência e treinar os ocupantes com vista à criação de rotinas e ao aperfeiçoamento dos procedimentos em causa.
Estes exercícios são devidamente planeados, executados e avaliados, com a colaboração da corporação de bombeiros local, da GNR/PSP e de coordenadores ou delegados da Proteção Civil.
A execução dos simulacros é acompanhada por observadores que colaborarão na avaliação dos mesmos, tarefa que pode ser desenvolvida pelas entidades referidas anteriormente.
A realização dos simulacros deve ser sempre comunicada com a devida antecedência aos ocupantes do edifício (podendo não ser rigorosamente estabelecida a data e/ou hora programadas).
ASPETOS A TER EM CONSIDERAÇÃO:
Os "Cerra Fila" (Professores) só deverão dar ordem para a turma abandonar a sala, após verificarem que no corredor não existe muita confusão, impedindo assim perder o CONTROLE dos alunos a seu cargo.
O que fazer ?
O professor coloca-se na porta e quando verificar que existem condições para evacuar a sala (menos alunos no corredor/ mais espaço) dá a ordem ao " Chefe de Fila" para sair, alertando-o para manter a ligação do grupo olhando para trás, mantendo o seu passo de acordo com a coesão da fila.
Após verificar que ninguém ficou para trás, fecha a porta e janela no final.
No processo de evacuação devem ser usados os caminhos de evacuação e saídas de emergência definidos nas plantas de emergência, dirigindo-se os alunos para o Ponto de Encontro.
No Ponto de Encontro, o “Cerra-Fila” é responsável pelo controlo da turma e contagem dos alunos sob sua responsabilidade. (deverão colocar-se em fila indiana)
No caso de se verificar alguma ausência, essa deve ser imediatamente comunicada ao RS/DS.
Simulacro | maio 2019
Assiste a este vídeo sobre um SIMULACRO